sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Compositor de "Andança" e "Sapato Velho" Paulinho Tapajós morre no Rio, aos 68 anos

O compositor Paulo Tapajós Gomes Filho, conhecido como Paulinho Tapajós, morreu na manhã desta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, aos 68 anos. O músico, autor dos clássicos "Andança" e "Sapato velho", lutava contra um câncer havia seis anos. Ele estava internado no hospital TotalCor, em Ipanema. A morte foi confirmada pela União Brasileira de Compositores (UBC).
O velório, segundo o jornal O Globo, será neste sábado na capela 1 do Cemitério São João Batista, a partir das 9h. O enterro será às 14h.
Além de cantor, músico e compositor, Tapajós era produtor musical, escritor e arquiteto. Era filho de Paulo Tapajós, também compositor e cantor, além de radialista, e irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós. Junto com Nonato Buzar, assinou "Irmãos coragem", tema da novela da TV Globo, em 1970.

Trajetória

Durante sua infância, Paulinho Tapajós costumava frequentar o auditório da Rádio Nacional, emissora da qual seu pai era diretor artístico. Cresceu em um ambiente musical, convivendo desde menino com vários artistas, como Emilinha Borba, Marlene e Radamés Gnatalli, que costumavam frequentar a casa de seus pais.
Na adolescência, estudou violão com Léo Soares e Arthur Verocai, que veio a ser seu primeiro parceiro. Paulinho iniciou sua trajetória artística no final da década de 1960, quando ainda cursava Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se formou em 1971.
Participou, em 1968, do "Música Nossa", projeto realizado com o objetivo de promover encontros entre compositores e cantores em espetáculos realizados no Teatro Santa Rosa, no Rio de Janeiro. Nesse ano, teve pela primeira vez registrada uma música de sua autoria: "Madrugada" (c/ Arthur Verocai), incluída no LP "Música Nossa", em gravação de Magda.
Entre 1968 e 1970, destacou-se como compositor premiado em diversos festivais de música, com destaque para sua participação no III Festival Internacional da Canção, no qual obteve o terceiro lugar, na fase nacional, com a canção "Andança" (c/ Edmundo Souto e Danilo Caymmi), hoje com quase 300 gravações, e no IV Festival Internacional da Canção, no qual obteve o primeiro lugar na fase nacional e o primeiro lugar na fase internacional, com "Cantiga por Luciana" (c/ Edmundo Souto), hoje com mais de 100 gravações.


Fonte: G1 / Foto: Fernando Moraes/Folhapress

Nenhum comentário: