quarta-feira, 7 de novembro de 2012

... EVA - UM AMOR DE VERÃO - RÁDIO TÁXI !!!


A banda Rádio Táxi, assim como vários outros representantes do rock nacional, surgiu no início dos anos 1980, época de uma reviravolta na música popular brasileira, em que a própria situação política do país  - mais próximo de uma abertura  - proporcionava à juventude uma maior mobilidade, um comportamento mais liberal, uma maior leveza nas relações sociais, diferente da geração que a antecedera.

Seus membros, Wander Taffo (guitarra), Gel Fernandes (bateria), Lee Marcucci (baixo) e Willie de Oliveira (vocal), oriundos da banda de apoio de Rita Lee (Tutti Frutti) e dos Secos & Molhados, carregavam consigo uma tradição de rock e pop que muito lhes ajudou a criar o clima descontraído e jovial da banda.
Seu primeiro sucesso, "Garota dourada" - um dos temas musicais do filme Menino do Rio -, impulsionou o Rádio Táxi às paradas de sucesso, e sua trajetória durante a década de 1980 foi uma sequência de  hits que o levaram ao sucesso em todo o país: "Coisas de casal", "Dentro do coração (Põe devagar)", "Com o rádio ligado", "Sanduíche de coração", "Um amor de verão" e, principalmente "Eva" - canção italiana de Umberto Tozzi que, vertida para o português, permanece sendo o grande sucesso da banda.

Só na década de 1980, o Rádio Táxi gravou cinco LPs, participou de inúmeros programas de televisão, fez centenas de shows, ditou regras, moda e estilo musical. Com suas letras despojadas de rebuscamento, tratava de temas atuais, falando aos jovens da época na mesma liguagem por eles praticada.

Com o declínio do rock nacional, a partir da década seguinte, e o surgimento de outros estilos musicais predominantes, como pagode, sertanejo e axé, o Rádio Táxi prosseguiu sua carreira, certamente com menos destaque, mas sempre presente na história da música popular brasileira e, especialmente, na do rock nacional, sendo referência e ponto de partida de muitas outras bandas do mesmo estilo. Gravaram ainda mais dois trabalhos, em 1991 e 1997, e um DVD ao vivo, em 2007.

Após a morte prematura de um de seus fundadores, Wander Taffo, em maio de 2008, o conjunto se reestruturou, mantendo Lee Marcucci, Gel Fernandes e trazendo como convidados Fábio Nestares (vocal), Marcelo Mello (guitarra) e Flávio Fernandes (teclados). Atualmente, está preparando novo DVD que será um documentário relatando a trajetória da banda, com canções inéditas, alguns temas dos Beatles e sucessos dos anos 1980, comemorando seus 30 anos de estrada na música popular brasileira com seu rock de sempre: sonoridade, vibração e energia para a juventude de nossos dias.