quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gotye pagará US$ 1 mi a família de Luiz Bonfá

O cantor australiano Gotye desembolsará um milhão de dólares para pagar royalties à família do artista brasileiro Luiz Bonfá. Tudo isso porque o grande hit “Somebody That I Used To Know”, lançado pelo cantor em 2012, foi criado utilizando um sampler da música “Seville”, de autoria do brasileiro e lançada em 1967.
A música de Gotye rodou o mundo inteiro, fazendo um enorme sucesso e entrando para história do mercado musical australiano. Além de ser Disco de Ouro e Platina em diversos países, o cantor ainda foi contemplado com o GRAMMY de melhor gravação de 2012.
O valor repassado por Gotye não será fixo, uma vez que o australiano incluiu Luiz Bonfá como co-criador da canção. Com isso, a família do brasileiro continuará recebendo os direitos autorais a cada vez que a música for executada em veículos de comunicação, em shows ou no YouTube. O valor pago por Gotye agora se refere apenas ao arrecadado com as vendas da faixa.
O BRASILEIRO POR TRÁS DE “SOMEBODY THAT I USED DO KNOW” 
Luiz Bonfá foi um cantor e violonista carioca, considerado um dos precurssores da Bossa Nova. Começou sua carreira nos anos 40, tocando na Rádio Nacional, durante os anos de ouro do rádio no Brasil. Em 1956, compôs algumas músicas para a trilha sonora do filme “Orfeu do Carnaval”, de Marcel Camus, considerado um dos clássicos do cinema nacional. Nas décadas seguintes, teve composições gravadas por grandes artistas, como Dick Farney e até mesmo Elvis Presley (é inclusive o autor da única música brasileira gravada por Elvis, “Almost In Love”). Bonfá faleceu em 2001, aos 79 anos de idade, vítima de câncer de próstata.
Confira abaixo a versão de Gotye e a música lançada por Luiz Bonfá, em 1967:
Fonte: PORTAL SUCESSO!

Nenhum comentário: