quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Universidade alemã usa hit de Michel Teló nas aulas


O hit “Ai Se Eu Te Pego”, do cantor Michel Teló vem sendo usado durante as aulas de português na Universidade Albert-Ludwigs, localizada em Freiburg, no sudoeste da Alemanha. A novidade foi trazida pelo professor paulista Gerson Pomari, cientista com Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada e Doutorado em Língua e Literatura Alemã.
Para Pomari, “Há uma grande diferença entre a fonética da língua alemã e a da língua portuguesa, isto é, há muitos sons que os falantes de português articulam em sua fala que não existem na língua alemã e vice-versa”. Ele leciona 37 alunos, toda segunda-feira, às 18h10.
Porém, as aulas de português brasileiro são algo recente na Universidade Albert-Ludwigs. Durante os últimos 131 anos, quando os estudos de línguas derivadas do latim foram introduzidos na grade de aulas, o foco era voltado para a cultura lusófona, com professores portugueses. Tudo mudou há dois anos com a entrada do novo coordenador do Departamento de Filosofia Românica, o Professor-Doutor Hermann Herlinghaus, que tem um grande interesse pela cultura brasileira.
A Universidade Albert-Ludwigs foi fundada em 21 de dezembro de 1457. Desfrutando de tradição e reconhecimento internacional, a instituição se orgulha de ter entre seus tantos alunos e professores, em mais de quinhentos anos, 17 personalidades na lista de contemplados com o Prêmio Nobel nas áreas de ciências exatas e bio-médicas.

Fonte: PORTAL SUCESSO!