quarta-feira, 11 de julho de 2012

Caetano Veloso será o grande homenageado do Latin GRAMMY 2012


A academia Latina de Gravação anunciou nesta terça-feira dia 10 de julho, em Miami, nos EUA, que o cantor e compositor Caetano Veloso receberá neste ano o mais importante tributo do GRAMMY Latino. O músico baiano será homenageado como a “Personalidade do Ano de 2012″.
Oito vezes vencedor do Latin GRAMMY e duas vezes do Prêmio GRAMMY, Caetano receberá a homenagem na Festa de Gala Anual da Academia, marcada para o dia 14 de Novembro, em Las Vegas. O evento faz parte da Celebração da Semana do Latin GRAMMY 2012.
O anúncio do nome de Caetano foi feito agora há pouco por Gabriel Abaroa Jr., presidente/CEO da Academia Latina de Gravação. Segundo o executivo, grandes sucessos da carreira do brasileiro serão cantados por grandes nomes da música internacional durante a festa em sua homenagem. Parte dos renda arrecadada no evento será revertida à Fundação Viva Cazuza, no Brasil, uma organização sem fins lucrativos dedicada a prevenção e tratamento de crianças e jovens portadores do virus do HIV, bem como para programas de sensibilização e educação  apoiados pela Academia Latina de Gravação.
A celebração vai preceder a cerimônia de entrega da 13ª edição do Prêmio Latin GRAMMY 2012, que será realizado no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas. Segundo Abaroa, a Academia não está celebrando apenas Caetano Veloso, mas também o Brasil: “Caetano se tornou o embaixador de destaque da música e cultura brasileira. É difícil encontrar alguém capaz de empenhar talento, paixão e dedicação tão imensos aos seus projetos criativos, seja na música, na poesía de suas composições ou em sua postura ativista. É um grande prazer para a Academia Latina de Gravação e seu Conselho de Curadores celebrarem um homem de talento e empenho ilimitados”, afirmou, entusiasmado.
Como Personalidade do ano de 2012 da Academia Latina de Gravação, Caetano Veloso passa a integrar uma lista de homenageados que inclui Placido Domingo, Gloria Estefan e Shakira, entre muitos outros (veja lista abaixo). E se torna o segundo brasileiro a receber o tributo. O primeiro havia sido o amigo, parceiro e também baiano Gilberto Gil, homenageado em 2003.
Artistas que receberam da Academia Latina o Person of the Year
2000 – Emilio Estefan – Cuba/EUA
2001 – Julio Iglesias – Espanha
2002 – Vicente Fernández – México
2003 – Gilberto Gil – Brasil
2004 – Carlos Santana – México/EUA
2005 – José José – México
2006 – Ricky Martin – Porto Rico
2007 – Juan Luiz Guerra – República Domincana
2008 – Gloria Estefan – Cuba/EUA
2009 – Juan Gabriel – México
2010 – Plácido Domingo – Espanha
2011 – Shakira – Colômbia
2012 – Caetano Veloso – Brasil

fonte: SUCESSO CD